Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Tipos de cirurgia bariátrica

Conheça os métodos utilizados para cirurgia bariátrica e como são realizados pelos médicos e profissionais da saúde.

Você lerá este artigo no máximo em 3 minutos

Imagem destaque da matéria - Tipos de cirurgia bariátricaA cirurgia bariátrica é um procedimento muito conhecido nos dias de hoje em todo o país, justamente por ser a responsável por tratar a obesidade de forma mais rápida e fácil.

Mesmo contendo os seus riscos, a mesma ainda é a alternativa mais procurada por milhares de brasileiros. Mas você sabia que existem tipos de cirurgia bariátrica?

Quer saber quais são esses mesmos tipos e entender como cada um deles funciona? Então continue a sua leitura, pois ao longo dela, você poderá encontrar a resposta correta para grande parte de suas principais dúvidas sobre os tipos de cirurgia bariátrica.

Os tipos de cirurgia bariátrica

Bem, como já foi dito anteriormente existem alguns tipos de cirurgia bariátrica. O tipo de cirurgia que será realizada em cada paciente, deve ser escolhido juntamente com o médico.

No momento de escolha, o profissional levará em conta as condições clínicas e preferências de seu paciente, para que assim, o desejo de cada paciente seja apresentado e os resultados sejam positivos.

Lembrando ainda que todas essas cirurgias podem ser feitas com o corte normal no abdômen ou por videolaparoscopia, que é quando são feitos pequenos cortes no abdômen para que uma microcâmera possa ser instalada e o médico consiga visualizar a situação de seu paciente.

A seguir, você poderá conhecer de forma melhor cada um dos tipos de cirurgia bariátrica:

1. Banda gástrica


Esse é o tipo de cirurgia bariátrica menos invasiva. A mesma consiste basicamente em colocar uma banda (que apresenta o formato de um anel) em volta do estômago, fazendo assim com que ele diminua de tamanho.

A realização desse mesmo procedimento acaba contribuindo para uma menor ingestão de alimentos e de calorias.

Na grande maioria das vezes, esse mesmo tipo de cirurgia conta com menos riscos de trazer problemas para a nossa saúde e ainda, conta com um tempo de recuperação mais rápido.

Porém, é necessário ter em mente que os resultados apresentados por essa cirurgia, podem ser menos satisfatórios que as outras técnicas.

2. Bypass gástrico


O Bypass gástrico é uma das cirurgias mais invasivas, onde o médico retira uma grande parte do estômago de seu paciente e logo depois, liga o início do intestino na porção que restou do estômago.

Essa cirurgia de forma geral, diminui o espaço que está disponível para a comida, fazendo assim com que a quantidade de calorias absorvidas também sejam diminuídas.

Esse tipo de cirurgia pode apresentar ótimos resultados e na grande maioria das vezes, consegue atender o esperado pelos seus pacientes. Com a realização da mesma, você pode perder até 70% do peso inicial.

Porém, é importante você ter em mente que nessa cirurgia você corre mais riscos e a recuperação é um tanto, quanto mais lenta.

3. Gastrectomia vertical


De diferente forma do Bypass, nessa cirurgia que também pode ser conhecida como "cirurgia sleeve" o cirurgião mantém a ligação natural do estômago ao intestino.

Ou seja, nesse procedimento o cirurgião retira apenas uma parte do estômago, para que assim o mesmo fique menor que o normal e assim reduza a quantidade de calorias ingeridas ao longo de sua vida.

Essa é uma cirurgia que apresenta menos riscos que o bypass, porém também pode apresentar resultados menos satisfatórios, já que o paciente perde apenas cerca de 40% do peso inicial ao longo da cirurgia.

É importante estarmos lembrando ainda, que esse é um procedimento cirúrgico muito parecido com o que é feito na banda gástrica.

4. Derivação biliopancreática


Ao longo dessa cirurgia, é retirada uma certa parte de nosso estômago e a maior parte do intestino delgado que são os órgãos que realizam a absorção de nutrientes.

Dessa forma, a grande parte dos alimentos não são ingeridos ou então absorvidos, e isso reduz a quantidade de calorias que ficam armazenadas em seu corpo, facilitando assim a perda de peso.

Porém, mesmo que um pedaço do intestino delgado seja retirado, a bile continua sendo liberada no pedaço que restou do mesmo. Esse pedaço é depois ligado à porção mais fina do intestino delgado.

Isso é feito, para que não ocorra uma interrupção do fluxo de bile, mesmo que a comida ingerida pelo paciente não esteja mais passando por essa parte inicial do intestino delgado.

Acompanhamento médico


Independente do tipo de cirurgia que você escolher, é de extrema importância que todo o processo seja acompanhado por um profissional na área.

Isso pelo simples fato de que, por meio desse acompanhamento o médico poderá saber como a sua saúde está antes, e até mesmo depois de realizar a sua cirurgia.

Por fim, é importante estarmos lembrando ainda que o acompanhamento deve ser feito até mesmo depois do procedimento cirúrgico, para que o profissional observe o desenvolvimento de seu corpo e caso ocorra algo de errado, ele saberá como resolver.
Foto: Robson da Silveira/SMS PMPA

Escrito por Luiz Antonio Jr

Clínicas de endocrinologia

Clique no aqui e veja todas as clínicas públicas e particulares que atendem problemas endócrinos.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192