Você lerá este artigo no máximo em 3 minutos
Conhece a cirurgia bariátrica sleeve? Bem, caso não seja de seu conhecimento, a mesma é um dos quatro métodos cirúrgicos que é aprovado no país pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Dessa forma, o mesmo é um processo cirúrgico que pode ser considerado uma das melhores alternativas para o tratamento da obesidade. Quer conhecer mais sobre a bariátrica sleeve? Então continue lendo esse artigo.
Ao longo de sua leitura, você poderá obter acesso às melhores e principais informações sobre esse assunto, e dessa forma, poderá obter um melhor entendimento sobre esse assunto. Bom, então vamos lá?
O que é sleeve gástrico?
Caso não seja de seu conhecimento, o sleeve gástrico é um procedimento bariátrico que na grande maioria das vezes, tende apresentar resultados satisfatórios.
Mesmo que seja uma técnica desenvolvida e anunciada recentemente, a mesma ainda apresenta uma curva de evolução promissora.
De forma geral, por meio desse procedimento é construído um novo estômago no paciente, que é semelhante a um tubo fino. Tudo isso é possível, pois ocorre a remoção de 70% a 80% do estômago original do paciente.
Sem contar ainda, que tudo isso garante ainda uma certa restrição à ingestão alimentar e à quantidade de alimentos que ficam armazenados em nosso estômago.
Lembrando ainda, que o mesmo pode proporcionar um controle hormonal da fome, dessa forma, ele consegue favorecer o controle de forma eficiente de peso depois da realização do processo cirúrgico.
Quais são as principais vantagens desse procedimento?
O procedimento em questão pode apresentar muitas vantagens para os seus pacientes, dentre elas podemos citar:
- Não é necessário realizar nenhum implante;
- Não demanda a rotação do intestino;
- Baixas chances de se apresentar complicações pós- cirúrgicas;
- Na grande maioria das vezes, costuma apresentar eficácia satisfatória para o bom controle da hipertensão arterial;
- O procedimento não prejudica a absorção daqueles elementos que são importantes para o bom desenvolvimento do nosso sistema e para a nossa saúde;
- O pós operatório desse procedimento costuma ser mais rápido e simples do que de muitos outros tipos de procedimentos bariátricos;
- Essa cirurgia bariátrica ajuda o paciente a diminuir a quantidade de comida que ingere, mas sem prejudicar o processo digestivo normal do nosso corpo;
- Caso o seu procedimento não apresente o resultado esperado, é autorizado por lei que ele seja transformado em qualquer outro tipo de procedimento bariátrico;
Independente das vantagens que foram apresentadas anteriormente, é de extrema importância que você busque conhecer mais sobre o procedimento com a ajuda de um profissional na área.
Dessa forma, com ajuda desse mesmo profissional você poderá conhecer e entender melhor como todo o procedimento funciona e ainda, ter a chance de retirar todas as suas dúvidas sobre a cirurgia em questão.
Sem contar ainda, que além do Sleeve Gástrico existem muitos outros procedimentos que também podem ser uma ótima alternativa, portanto, estar acompanhado de um profissional nesse momento, é muito importante.
Já que o mesmo, poderá indicar e te auxiliar melhor do que ninguém.
Em que casos esse procedimento é indicado?
Da mesma forma como a grande maioria de procedimentos bariátricos, este é indicado quando a prática frequente de exercícios físicos, a dieta e até mesmo a medicação não foram capazes de reduzir o peso de um certo paciente.
Ele também pode ser indicado para aqueles pacientes que apresentam o IMC que seja superior a 35 kg/m2 e que apresentam patologias associadas. Ou então, é recomendado para pacientes com IMC superior a 40 kg/m2.
Contraindicações e desvantagens do procedimento bariátrico sleeve
Falando agora das contraindicações, o mesmo não é recomendado para aquelas pessoas que apresentam doenças do refluxo gastroesofágico, isso pois, em alguns casos essa doença pode ser agravada.
Para aqueles pacientes que apresentam Diabetes Tipo 2, é recomendado realizar um outro procedimento. Este é: Bypass Gástrico.
Uma das principais coisas que todos devem ter em mente, antes mesmo de realizar esse procedimento, é o simples fato de que ele é irreversível e que, da mesma forma como todos os procedimentos cirúrgicos, este pode ter seus riscos.
A fístula junto ao ângulo de Hiss (esofagogástrico), é um dos principais exemplos de que isso pode acontecer, mesmo que ocorra de forma mais restrita, da mesma forma como a doença do refluxo gastroesofágico.
Outro ponto importante de estarmos citando e assim lembrando a todos, é o simples fato de que o Sleeve Gástrico conta com uma enorme perda de peso, e que quando comparada com a do procedimento de banda gástrica ajustável, ele sai disparado em questão da perda de peso.
Entretanto, é importante lembrar que essa mesma perda de peso em massa, ainda assim tende a ser bem menor, do que as perdas que são registradas em técnicas como o Bypass Gástrico, por exemplo.