Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Como fazer cirurgia plástica pelo SUS

Entenda como são os procedimentos legais para ter direito a realizar cirurgia plástica gratuita pelo SUS.

Você lerá este artigo no máximo em 4 minutos

Imagem destaque da matéria - Como fazer cirurgia plástica pelo SUS

Uma coisa que todos sabemos, é que a nossa geração e a próxima é obcecada com beleza, onde, a cada ano os números de procedimentos estéticos aumentam no país, da mesma forma como o número de técnicas oferecidas para interferir na aparência.

Por motivos como estes, que na grande maioria das vezes a cirurgia plástica é vista como algo superficial dentro da área da medicina. Mas você sabia que é possível realizar cirurgias plásticas por meio do SUS?

Bem, isso mesmo. Se você ficou curioso para entender como isso é possível e também por que o SUS oferece a realização de cirurgias plásticas, saiba que você está no artigo correto e que ao longo dele você encontrará a resposta correta para suas principais questões sobre o assunto.

A cirurgia plástica no Brasil

Muitos não sabem, mas o Brasil é o país campeão em realizar procedimentos estéticos que envolvam a cirurgia plástica (segundo informações divulgadas pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS)).

Resultados dessa mesma pesquisa, mostraram que até o final do ano de 2018, o Brasil já havia registrado mais de 1 milhão 498 mil cirurgias plásticas estéticas. Desse número, apenas 969 mil procedimentos estéticos não eram cirúrgicos.

Dentro desse setor de cirurgias, a grande procura é por aumento de mamas, lipoaspiração e abdominoplastia. As cirurgias que são reparatórias apresentam o maior número de tumores cutâneos e pós obesidade.

Mas afinal, por que o SUS oferece a realização de cirurgia plástica?

O Sistema Único de Saúde do país, permite a realização de cirurgia plástica, pois entende que esses procedimentos, podem apresentar a mesma importância e necessidade quanto a qualquer outro tipo de intervenção cirúrgica.

Portanto, nesses casos essas cirurgias apresentam o objetivo de aprimorar ou recuperar as funções e em alguns casos, a mesma pode até ser usada para que uma pessoa possa restabelecer a forma mais próxima possível do normal.

Esses são casos das cirurgias feitas em pessoas que apresentam algum tipo de deformidade de nascença ou traumas físicos e psicológicos, alterações do desenvolvimento, conta com sequelas do câncer e muito mais.

Se você apresenta interesse em saber como fazer uma cirurgia plástica pelo SUS, é muito importante que você tenha em mente que os critérios solicitados antes do procedimento variam de situação a situação.

Estes, além de incluir fatores físicos, também incluem fatores psicológicos, já que algumas alterações podem apresentar algum tipo de problema ou deformidade não somente física, mas psicológica também.

Quais são as cirurgias plásticas cobertas pelo SUS?

O SUS cobra uma grande série de cirurgias, e dentre elas podemos citar:

  • Cirurgia de Fenda Palatina: cirurgia realizada por pessoas que apresentam algum tipo de deformidade de nascença na boca e no nariz;
  • Lábio Leporino: feita por pessoas que desejam reconstruir a área afetada pelo problema genético que em certos casos, pode atingir a gengiva e até os dentes;
  • Otoplastia: cirurgia para reparação das orelhas;
  • Gigantomastia: cirurgia realizada em casos onde o tamanho das mamas ultrapassam os volumes convencionais;
  • Ginecomastia: feita por homens que apresentam hipertrofia das mamas;
  • Implante de silicone e reconstrução da mama: feita por todas as mulheres que tiveram que retirar o seio ou certa parte do mesmo, por conta do câncer de mama;
  • Abdominoplastia: consiste na remoção de forma cirúrgica do excesso de pele abdominal;
  • Rinoplastia Reparadora: feita em casos de trauma, desvio de septo ou possíveis deformidades;

Foram citadas algumas das principais cirurgias plásticas que podem ser realizadas pelo SUS. Porém, é de extrema importância consultar o SUS de sua cidade, para saber se é possível realizar as cirurgias que foram citadas.

Caso você tenha condições para realizar uma cirurgia plástica em seu município, lembre-se sempre de buscar informações sobre o procedimento, para que assim você possa entender mais sobre este antes mesmo de realizá-lo.

Como fazer uma cirurgia plástica pelo SUS?

Se você chegou até aqui em sua leitura e acredita que você pode e necessita estar realizando uma cirurgia plástica pelo SUS, saiba que isso é possível. Para fazer isso, é necessário em primeiro lugar se consultar em um Posto de Saúde e conversar com um médico especialista, para que assim o mesmo possa analisar o seu caso.

Caso a resposta obtida pela análise seja favorável à solicitação de cirurgia, basta você ir até a Secretaria de Saúde da sua cidade, e lá você poderá entender mais sobre os hospitais que realizam o processo cirúrgico desejado.

Em alguns casos, algumas pessoas receberão a visita de uma assistente social, que analisará o seu caso e procurará uma forma para comprovar que você realmente consegue realizar o pagamento da cirurgia em questão.

Em alguns casos, também é feita uma análise psicológica. Isso pois, como já foi dito anteriormente, alguns procedimentos cirúrgicos podem apresentar alterações psicológicas.

Por fim, o último passo para conseguir realizar uma cirurgia plástica pelo SUS é aguardar. Isso pois, na grande maioria das vezes, a fila de espera para realizar esse tipo de procedimento pelo SUS é bem grande.

Escrito por Luiz Antonio Jr

Clínicas de endocrinologia

Clique no aqui e veja todas as clínicas públicas e particulares que atendem problemas endócrinos.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192