Você lerá este artigo no máximo em 3 minutos
A cirurgia bariátrica, é um tipo de cirurgia onde o sistema digestivo do paciente é alterado, com o objetivo de diminuir a quantidade de comida que o nosso estômago consegue tolerar, facilitando assim a perda de peso.
Nos dias de hoje, a mesma é uma das cirurgias mais desejadas por muitos brasileiros que se encontram acima do peso ideal. Mas afinal, você sabe quando é realmente necessário realizar uma cirurgia bariátrica?
Bem, se você está em busca de respostas para obter conhecimento e entender quem são as pessoas que podem fazer o procedimento bariátrico em questão, saiba que esse é o artigo correto para você e que ao longo dele você obterá conhecimento sobre o assunto.
Entenda a cirurgia bariátrica
Como foi dito anteriormente na introdução desse mesmo artigo, a cirurgia bariátrica é um processo cirúrgico onde os profissionais têm o objetivo de diminuir a quantidade de alimentos que são armazenados no estômago do paciente.
Porém, o que muitos não sabem é que a mesma ainda pode ser feita para modificar o processo natural de digestão alimentar, e dessa forma, diminuir de forma drástica a quantidade de calorias absorvidas.
De toda forma, ela é feita para que ocorra a perda de peso de forma mais fácil e rápida.
Por se tratar de um processo cirúrgico muito invasivo e que apresenta os seus riscos, a mesma é indicada somente quando o uso de medicamentos, a prática de exercícios físicos frequente e a dieta, não foram capazes de diminuir o peso de uma certa pessoa.
Porém, ela também pode ser uma alternativa quando o excesso de peso está colocando a vida de alguém em risco.
Por ser uma cirurgia que pode conter os seus riscos, todos que se interessam pela mesma, devem realizar um acompanhamento médico antes mesmo de realizar a cirurgia de fato.
Isso servirá para entender e conhecer todo o procedimento de forma melhor e ainda, para se ter a chance de retirar todas as suas dúvidas sobre o mesmo.
Quem pode fazer a cirurgia bariátrica?
Na grande maioria das vezes, a cirurgia bariátrica é indicada para aquelas pessoas que se encontram com obesidade acima do grau II que após alguns meses da prática de exercícios e da aplicação da dieta indicada, não apresentaram os resultados adequados.
A mesma é indicada para pessoas com idade entre 16 e 65 anos e, é somente indicada pelo Ministério da Saúde do Brasil, em casos onde:
O IMC do paciente seja igual ou superior a 50 kg/m²;
O paciente apresente um IMC igual ou superior a 40 kg/m², mesmo depois do acompanhamento nutricional e médico comprovado durante, pelo menos 2 anos;
Caso o IMC do paciente seja igual ou superior a 35 kg/m² e haja a presença de outras doenças de risco, como por exemplo: pressão alta, diabetes descontrolada e colesterol alto;
O Ministério da Saúde do país ainda indica alguns casos em que a ideia de realizar a cirurgia bariátrica deve ser descartada, onde elas incluem:
Ter um transtorno psiquiátrico não controlado;
Fazer o uso excessivo de drogas e bebidas alcoólicas;
Apresentar alguma doença cardíaca ou pulmonar em situação grave e descompensada;
Ter hipertensão portal com varizes esofágicas;
Sofrer de síndrome de Cushing que tenha sido causada pelo câncer;
Ter doenças inflamatórias do trato digestivo alto;
Principais vantagens de realizar o processo cirúrgico
Como já foi dito, a cirurgia bariátrica é uma alternativa para a perda de peso. Além dessa grande vantagem, podemos ainda citar outras vantagens que esse procedimento cirúrgico apresenta em relação a doenças que podem ser causadas pela obesidade.
Ao realizar essa cirurgia, você pode apresentar melhora ou então cura total de doenças causadas pela obesidade. Sendo elas:
- Hipertensão arterial;
- Insuficiência cardíaca;
- Insuficiência respiratória;
- Asma;
- Diabetes;
- Colesterol alto;
Além de apresentar vantagens físicas, a realização da cirurgia bariátrica ainda está associada a outras vantagens psicológicas, como por exemplo: aumento da autoestima, da interação social, diminuição dos riscos da depressão e até mesmo aumento de mobilidade física.
Possíveis riscos da cirurgia
Os riscos que a cirurgia bariátrica apresenta estão associados de forma direta com a gravidade e quantidade de doenças que podem ser causadas por meio da obesidade. Podendo causar complicações, como:
Embolia pulmonar: consiste no entupimento de um vaso sanguíneo do pulmão, podendo causar dificuldade na respiração e fortes dores;
Sangramento interno no local onde foi feita a cirurgia;
Fístulas: pequenas bolsas que podem se formar nos pontos internos da região operada;
Vômitos, diarreia e fezes com sangue;
Na grande maioria das vezes, essas complicações acontecem quando o paciente ainda está na recuperação no hospital, ou seja, elas podem ser resolvidas com a ajuda da equipe médica do hospital.
Entretanto, algumas das complicações podem se tornar mais graves, sendo assim necessário realizar uma nova cirurgia para a correção das mesmas.
Após a cirurgia, é comum os pacientes apresentarem algumas complicações nutricionais como por exemplo: anemia, deficiência de ácido fólico, cálcio e vitamina B12.