Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Quando é necessário fazer uma cirurgia bariátrica?

Muitas dúvidas sobre o procedimento? Sane suas dúvidas básicas e iniciais sobre cirurgia bariátrica

Você lerá este artigo no máximo em 3 minutos

Imagem destaque da matéria - Quando é necessário fazer uma cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica, é um tipo de cirurgia onde o sistema digestivo do paciente é alterado, com o objetivo de diminuir a quantidade de comida que o nosso estômago consegue tolerar, facilitando assim a perda de peso.

Nos dias de hoje, a mesma é uma das cirurgias mais desejadas por muitos brasileiros que se encontram acima do peso ideal. Mas afinal, você sabe quando é realmente necessário realizar uma cirurgia bariátrica?

Bem, se você está em busca de respostas para obter conhecimento e entender quem são as pessoas que podem fazer o procedimento bariátrico em questão, saiba que esse é o artigo correto para você e que ao longo dele você obterá conhecimento sobre o assunto.

Entenda a cirurgia bariátrica

Como foi dito anteriormente na introdução desse mesmo artigo, a cirurgia bariátrica é um processo cirúrgico onde os profissionais têm o objetivo de diminuir a quantidade de alimentos que são armazenados no estômago do paciente.

Porém, o que muitos não sabem é que a mesma ainda pode ser feita para modificar o processo natural de digestão alimentar, e dessa forma, diminuir de forma drástica a quantidade de calorias absorvidas.

De toda forma, ela é feita para que ocorra a perda de peso de forma mais fácil e rápida.

Por se tratar de um processo cirúrgico muito invasivo e que apresenta os seus riscos, a mesma é indicada somente quando o uso de medicamentos, a prática de exercícios físicos frequente e a dieta, não foram capazes de diminuir o peso de uma certa pessoa.

Porém, ela também pode ser uma alternativa quando o excesso de peso está colocando a vida de alguém em risco.

Por ser uma cirurgia que pode conter os seus riscos, todos que se interessam pela mesma, devem realizar um acompanhamento médico antes mesmo de realizar a cirurgia de fato.

Isso servirá para entender e conhecer todo o procedimento de forma melhor e ainda, para se ter a chance de retirar todas as suas dúvidas sobre o mesmo.

Quem pode fazer a cirurgia bariátrica?

Na grande maioria das vezes, a cirurgia bariátrica é indicada para aquelas pessoas que se encontram com obesidade acima do grau II que após alguns meses da prática de exercícios e da aplicação da dieta indicada, não apresentaram os resultados adequados.

A mesma é indicada para pessoas com idade entre 16 e 65 anos e, é somente indicada pelo Ministério da Saúde do Brasil, em casos onde:

O IMC do paciente seja igual ou superior a 50 kg/m²;
O paciente apresente um IMC igual ou superior a 40 kg/m², mesmo depois do acompanhamento nutricional e médico comprovado durante, pelo menos 2 anos;
Caso o IMC do paciente seja igual ou superior a 35 kg/m² e haja a presença de outras doenças de risco, como por exemplo: pressão alta, diabetes descontrolada e colesterol alto;
O Ministério da Saúde do país ainda indica alguns casos em que a ideia de realizar a cirurgia bariátrica deve ser descartada, onde elas incluem:

Ter um transtorno psiquiátrico não controlado;
Fazer o uso excessivo de drogas e bebidas alcoólicas;
Apresentar alguma doença cardíaca ou pulmonar em situação grave e descompensada;
Ter hipertensão portal com varizes esofágicas;
Sofrer de síndrome de Cushing que tenha sido causada pelo câncer;
Ter doenças inflamatórias do trato digestivo alto;

Principais vantagens de realizar o processo cirúrgico


Como já foi dito, a cirurgia bariátrica é uma alternativa para a perda de peso. Além dessa grande vantagem, podemos ainda citar outras vantagens que esse procedimento cirúrgico apresenta em relação a doenças que podem ser causadas pela obesidade.

Ao realizar essa cirurgia, você pode apresentar melhora ou então cura total de doenças causadas pela obesidade. Sendo elas:

  • Hipertensão arterial;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Insuficiência respiratória;
  • Asma;
  • Diabetes;
  • Colesterol alto;

Além de apresentar vantagens físicas, a realização da cirurgia bariátrica ainda está associada a outras vantagens psicológicas, como por exemplo: aumento da autoestima, da interação social, diminuição dos riscos da depressão e até mesmo aumento de mobilidade física.

Possíveis riscos da cirurgia

Os riscos que a cirurgia bariátrica apresenta estão associados de forma direta com a gravidade e quantidade de doenças que podem ser causadas por meio da obesidade. Podendo causar complicações, como:

Embolia pulmonar: consiste no entupimento de um vaso sanguíneo do pulmão, podendo causar dificuldade na respiração e fortes dores;
Sangramento interno no local onde foi feita a cirurgia;
Fístulas: pequenas bolsas que podem se formar nos pontos internos da região operada;
Vômitos, diarreia e fezes com sangue;

Na grande maioria das vezes, essas complicações acontecem quando o paciente ainda está na recuperação no hospital, ou seja, elas podem ser resolvidas com a ajuda da equipe médica do hospital.

Entretanto, algumas das complicações podem se tornar mais graves, sendo assim necessário realizar uma nova cirurgia para a correção das mesmas.

Após a cirurgia, é comum os pacientes apresentarem algumas complicações nutricionais como por exemplo: anemia, deficiência de ácido fólico, cálcio e vitamina B12.

Escrito por Luiz Antonio Jr

Clínicas de endocrinologia

Clique no aqui e veja todas as clínicas públicas e particulares que atendem problemas endócrinos.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192