Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Dieta Pós-Bariátrica - Alimentação antes, durante e depois da cirurgia

Está para realizar o procedimento de bariátrica? Veja como deve ser sua alimentação durante o processo da cirurgia neste artigo

Você lerá este artigo no máximo em 3 minutos

Imagem destaque da matéria - Dieta Pós-Bariátrica - Alimentação antes, durante e depois da cirurgiaA cirurgia bariátrica é um procedimento cirúrgico muito conhecido nos dias de hoje em todo o mundo, mas o que muitas pessoas não sabem, é que existe uma dieta a ser seguida antes e depois da cirurgia.

Essa dieta deve ser seguida de forma correta e independente de tudo, todo o processo de cirurgia e de dieta deve ser acompanhado por um especialista na área, para que assim, sejam evitadas possíveis complicações.

Se você quer entender de forma melhor como essa dieta de antes e de depois do procedimento cirúrgico deve funcionar, saiba que esse é o artigo correto para você e que cada uma das dietas serão explicadas da melhor forma o possível. Vamos lá?

Dieta pré operatória da cirurgia bariátrica

Uma coisa que muitas pessoas ainda não apresentam conhecimento, é o simples fato de que antes mesmo de realizar o procedimento cirúrgico bariátrico, é necessário seguir uma dieta.

Portanto, ao longo desse processo de transformação, pode ser muito importante contar com a ajuda de um nutricionista especializado na área.

Isso pelo simples fato de que, esse mesmo profissional será o principal responsável por determinar como diminuir calorias sem que a perda de nutrientes importantes para o nosso corpo aconteça.

Entre as recomendações básicas de um nutricionista para a dieta pré operatória, podemos estar citando:

Evitar ao máximo ingerir alimentos industrializados, embutidos ou de fast food;

Se hidratar muito bem (já que a água é algo muito importante para o bom desempenho de nosso corpo);

Cortar ou então, diminuir o consumo de bebidas que sejam alcoólicas;

Realizar suas refeições a cada 3 ou 4 horas, sempre em pequenas porções;

Evite comer alimentos fritos, e no lugar deles, prefira ingerir os grelhados;

Prefira sempre produtos na versão light;

Substitua o açúcar comum por adoçante com as substâncias Sucralose® ou Estevia®;

Abandone de vez o refrigerante e comece aderir aos poucos o consumo de bebidas naturais, como sucos;

Tente aos poucos diminuir o tamanho das porções de comida ingerida, da mesma forma forma como você deve diminuir o tamanho de sua mordida;
Opte comer cereais integrais;


Ao seguir essa dieta antes mesmo de realizar a sua dieta, é muito provável que você terá bons resultados e assim, conseguirá obter o corpo ideal.

Dieta Pós-Bariátrica

Depois de passar pela cirurgia bariátrica, o paciente deve realizar uma dieta líquida durante cerca de 15 dias, e depois pode começar a dieta pastosa por aproximadamente mais 20 dias.

Tudo isso é necessário, para que o seu corpo possa voltar a se acostumar a ingerir alimentos, que é um processo que pode demorar um certo tempo.

Depois desse período, os alimentos sólidos poderão começar a ser ingeridos novamente pouco a pouco. Porém, é importante que você saiba que a alimentação voltará ao normal somente 3 meses depois da cirurgia.

Entretanto, na Dieta Pós-Bariátrica é necessário ter em mente que esse período pode variar muito de pessoa para pessoa, já que cada um realiza uma cirurgia diferente e que cada um apresenta as suas condições e possíveis complicações.

Mas afinal, qual a importância de fazer esse tempo de adaptação? Bem, depois da cirurgia o estômago do paciente fica muito pequeno e na grande maioria das vezes, cabe apenas cerca de 200 ml de líquido.

Sendo esse o principal motivo pelo qual a paciente apresenta um rápido emagrecimento. Já que, mesmo que queira comer muito, caso o paciente coma muito mais do que o estômago suporta, este sentirá um desconforto muito grande.

E isso acontece, pois a comida literalmente não caberá no estômago.

O que não pode comer?

Nos três primeiros meses de cirurgia da redução do estômago (ou seja, a cirurgia bariátrica) devem ser evitados alimentos como:

Café, chá mate, chá verde;
Pimenta, condimentos químicos, como Knorr, Sazon, mostarda, ketchup ou molho inglês;
Sucos industrializados em pó, refrigerantes, assim como água gaseificada;
Chocolate, balas, chicletes e doces em geral;
Frituras;
Todo e qualquer tipo de bebida alcoólica.

Além desses alimentos que foram citados, ainda devemos citar alimentos como mousse de chocolate, leite condensado ou sorvete, que além de serem muito calóricos, também devem ser evitados.

Estes devem ser evitados, pois até mesmo quando são ingeridos em pequenas quantidades podem trazer muitas calorias para o nosso organismo, podendo assim causar muitas complicações ao longo de sua recuperação.

Lembre-se sempre que a sua dieta deve ser acompanhada por um nutricionista especialista na área, para que assim, o mesmo possa visualizar como a sua recuperação está indo e como a sua saúde está ao longo da mesma.

O acompanhamento é muito importante, especialmente para aquelas pessoas que apresentam algum tipo de risco e o mesmo, pode ser muito útil para a retirada de dúvidas sobre a cirurgia bariátrica. A alimentação saudável e específica é muito importante neste processo. Temos certeza que seu médico especialista irá lhe acompanhar neste processo. Boa sorte!

Foto:Mateus Raugust/PMPA

Escrito por Luiz Antonio Jr

Clínicas de endocrinologia

Clique no aqui e veja todas as clínicas públicas e particulares que atendem problemas endócrinos.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192