Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Cirurgia bariátrica bypass

Conheça o método ou técnica de Cirurgia bariátrica bypass. Tire suas dúvidas de como funciona e como é o procedimento cirurgico.

Você lerá este artigo no máximo em 3 minutos

Imagem destaque da matéria - Cirurgia bariátrica bypassO bypass gástrico, ou então conhecido como Cirurgia Bariátrica bypass é um tipo de cirurgia onde o estômago do paciente é diminuído e ocorre uma alteração no intestino.

De forma geral, esse procedimento cirúrgico é feito para que o paciente possa reduzir a quantidade de comida ingerida e assim, possa perder peso de forma mais rápida.

Quer conhecer mais sobre esse procedimento e as informações sobre o mesmo? Então continue lendo esse artigo até o final, pois ao longo dele você encontrará a resposta correta para a grande parte de suas dúvidas. Vamos lá?

Entendendo a cirurgia


Como foi dito anteriormente na introdução desse mesmo artigo, essa é uma cirurgia onde o estômago do paciente é diminuído e ocorre uma alteração no intestino, levando o mesmo a perder peso de forma mais rápida.

Isso acontece, pois a quantidade de calorias que são absorvidas pelo nosso intestino são diminuídas, o que pode resultar em uma perda de até 70% do peso inicial.

De forma geral, o procedimento em questão é recomendado para aquelas pessoas que apresentam IMC acima de 35 kg/m 2, especialmente para aquelas que sofrem sérios problemas de saúde que são causados pelo excesso de peso.

Além de ser uma das cirurgias bariátricas mais comuns nos dias de hoje, a mesma ainda pode ser feita de forma gratuita por meio do sus.

Quando ela é indicada?


A cirurgia de bypass gástrico é feita pelo gastroenterologista para que pessoas obesas possam obter um tratamento. Dentre as principais indicações, podemos citar:

  • IMC que seja igual ou superior 40 kg/m²;
  • Em situações onde o IMC do paciente é superior a 35 kg/m² e este apresenta doenças associadas, como por exemplo diabetes, pressão alta ou apnéia do sono grave;
  • A coisa mais importante de estarmos lembrando a todos, é que esse procedimento cirúrgico deve ser uma alternativa apenas quando a prática de exercícios físicos, a aplicação de uma dieta adequada ou o uso frequente de medicamentos não forem capazes de diminuir o peso do paciente.

Essa alternativa também pode ser uma opção quando o excesso de peso estiver causando problemas para a saúde de uma certa pessoa.

Como a cirurgia é feita?


O bypass gástrico é uma cirurgia um tanto, quanto complexa que deve ser realizada por um gastroenterologista, ao longo do processo é usada anestesia geral e o procedimento todo dura em média 2 horas.

A cirurgia em questão pode ser feita da forma convencional, onde o profissional faz um corte grande no abdômen ou por videolaparoscopia, em que são feitos 4 a 6 cortes bem pequenos no abdômen.

Esses cortes permitem com que uma microcâmera passe para dentro do corpo, dessa forma, o cirurgião pode visualizar o interior do abdômen.

Durante esse processo, o cirurgião deve seguir alguns passos:

Cortar o intestino e o estômago: é feito um corte no estômago junto ao esôfago, que reparte o mesmo ao meio. Também é feito um corte na primeira parte do intestino, chamado jejuno;

  • Unir uma porção do intestino ao estômago menor: é criada uma espécie de passagem em formato de tubo, que permite com que os alimentos sejam levados do estômago menor para o intestino;
  • Unir o intestino que ficou ligado à parte grande do estômago ao tubo criado anteriormente: por meio dessa ligação os alimentos que vêm do estômago menor se misturam com as enzimas digestivas, permitindo assim que ocorra a digestão dos mesmos;
Na grande maioria das vezes, a videolaparoscopia é a técnica mais usada para a realização do bypass gástrico nos dias de hoje, isso pois, a mesma oferece uma rápida recuperação e ainda apresenta baixos riscos de causar infecções.

Possíveis complicações do procedimento cirúrgico

As principais complicações que podem ser causadas pelo procedimento cirúrgico em questão, são: infecção no local da cicatriz, sangramento ou infecção na cavidade abdominal ou então obstrução temporária do intestino.

Além disso, o paciente pode apresentar complicações mais extremas caso a dieta adequada não seja seguida de forma correta, caso o paciente coma muito pouco ou então ingerir os alimentos que são proibidos na recuperação.

Algumas dessas complicações que podem ser causadas pela falta de compromisso com a dieta indicada, são:

  • Anemia crônica: causada pela má absorção de vitamina B12 pelo estômago;
  • Desidratação: é causada quando o paciente não ingere a quantidade de líquido que foi recomendada pelo médico;
  • Prisão de ventre: pode ser causada devido a falta de atividade física e baixa ingestão de fibras ou líquidos por parte do estômago;
  • Síndrome de dumping: podendo apresentar sintomas como náuseas, cólicas intestinais, desmaios e até mesmo diarreia.
Lembrando sempre, que é de extrema importância que o paciente realize o acompanhamento médico depois de realizar a cirurgia bypass gástrico, realizando sempre os exames solicitados e evitando sempre causar complicações.

O acompanhamento deve ser feito, para que o médico possa avaliar a sua saúde ao longo de sua recuperação.

Escrito por Luiz Antonio Jr

Clínicas de endocrinologia

Clique no aqui e veja todas as clínicas públicas e particulares que atendem problemas endócrinos.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192